Notícias

Empreendedorismo: unindo paixão e estratégia para vencer desafios rumo ao sucesso

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

O ano de 2021, apesar de seu contexto desafiador, teve como lado positivo a demonstração de força do espírito empreendedor dos brasileiros que, mesmo diante de adversidades e também como forma de encontrar alternativas para crise, se voltaram para o sonho de abrir seu próprio negócio. De acordo com dados recentes de pesquisas do Google, por exemplo, o número de buscas sobre “como abrir um negócio” foi superior a “como conseguir um emprego” no ano passado. 

Por um lado, tais resultados são muito animadores, e vejo com bons olhos toda e qualquer iniciativa relacionada à abertura de negócios por parte de novos empreendedores, que vêm para oxigenar o mercado, trazer novas marcas e empresas para o país e, consequentemente, maior competição – fator que pode resultar em mais qualidade para os consumidores – e novos empregos para o fortalecimento de nossa economia. 

No entanto, é importante que não se percam de vista as dificuldades intrínsecas à realidade econômica brasileira que impõe obstáculos importantes sobretudo para os pequenos e médios negócios. Ainda assim, acredito que a vontade e o sonho de empreender, quando aliados com um planejamento consistente, podem vencer qualquer entrave dentro de uma jornada no mercado.

Transformando o desejo em ação

E o fato é que os brasileiros estão tirando seus sonhos do papel de modo cada vez mais escalável. No ano passado, por exemplo, foram mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos, número 19,8% superior ao registrado em 2020 e que representa um recorde nos registros do país. De acordo com algumas pesquisas recentes, aliás, a perspectiva é positiva também para os próximos anos. 

Como comentado acima, é natural que empreendedores se deparem com diversos obstáculos em sua jornada de criação e manutenção de um negócio, especialmente no Brasil. Mesmo representando 99% dos estabelecimentos comerciais do país, respondendo por mais da metade dos empregos com carteira assinada dentro do setor privado e sendo responsável por quase um terço do PIB, a verdade é que as MPEs não contam com o apoio necessário por parte do poder público, como pôde ser observado, inclusive, nos momentos mais agudos da pandemia de Covid-19. Além disso, o sistema tributário em vigor, altamente complexo e oneroso, apenas dificulta uma caminhada já suficientemente árdua. 

Entretanto, são dificuldades que podem e devem ser superadas.

Aqueles que possuem o sonho de construir e desenvolver o próprio negócio precisam elaborar, antes de qualquer coisa, um plano estratégico de negócios que seja robusto, bem pensado, e que leve em consideração as circunstâncias encontradas no ambiente macroeconômico brasileiro. Assim, unindo paixão e estratégia, é possível obter êxito, mesmo dentro de um cenário conturbado, tanto em termos econômicos quanto estruturais. 

Aqueles que possuem o sonho de construir e desenvolver o próprio negócio precisam elaborar, antes de qualquer coisa, um plano estratégico de negócios que seja robusto, bem pensado, e que leve em consideração as circunstâncias encontradas no ambiente macroeconômico brasileiro. Assim, unindo paixão e estratégia, é possível obter êxito, mesmo dentro de um cenário conturbado, tanto em termos econômicos quanto estruturais. 

Ademais, levando-se em conta toda a complexidade existente em termos fiscais para as companhias de modo geral, é fundamental concentrar atenções nos processos contábeis da empresa, muitas vezes um gargalo para os pequenos negócios. 

A boa notícia é que hoje já existem serviços e soluções inovadoras no universo fiscal e de contabilidade focados principalmente nas MPMEs – e desenvolvidos por profissionais com expertise e conhecimento da realidade  –, e que oferecem esse suporte crucial para que se evitem problemas com órgãos de fiscalização e também para um desenvolvimento mais fluido e contínuo das empresas, permitindo que suas lideranças se concentrem no core business do negócio enquanto especialistas os apoiam no dia a dia dos processos tributários.

Sim, criar novos negócios no Brasil é quase um ato de heroísmo, mas a força do empreendedorismo brasileiro é uma prova de que, mesmo sem condições mais favoráveis, é possível vencer com estratégia, resiliência e se guiando pelo sonho de construir um futuro mais próspero para nosso país.

Compartilhe o conteúdo

Picture of Wellington Calobrizi

Wellington Calobrizi

Fundador na Calobrizi Holding

Comentários

Posts Recentes

Siga-nos

Assine a nossa newsletter