Notícias

R$ 1 trilhão em tributos no 1º trimestre: o peso dos impostos no Brasil e como reduzir custos fiscais sem abrir mão do compliance

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

No 20 de abril de 2025, o Impostômetro – que registra, em tempo real, os tributos pagos por brasileiros e brasileiras nas esfera do Governo Federal e dos Fiscos estaduais e municipais –, criado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) completa 20 anos! E o mecanismo é interessante para conhecermos, em mais detalhes, o peso dos impostos no Brasil.

Para termos uma ideia, no dia 30 de março deste ano, o painel atingiu a marca impressionante de R$ 1 trilhão arrecadados no ano.

O montante foi alcançado cinco dias antes do que em 2024, evidenciando uma aceleração na arrecadação tributária e que coloca uma importante questão para as empresas:

Como minimizar o custo tributário e o impacto dos impostos no dia a dia das organizações do país?

Para te auxiliar, separamos três dicas estratégicas em nosso novo artigo. Confiram!

O desafio tributário para as empresas

O sistema tributário brasileiro é reconhecido internacionalmente por sua complexidade e alta carga de impostos, afetando empresas de todos os portes, mas especialmente as pequenas e médias, que precisam encontrar caminhos para equilibrar custos e se manterem em dia com o Fisco, contando com um poder de caixa, via de regra, mais enxuto.  

Além disso, os desafios fiscais impostos pelo país fazem com que uma porcentagem significativa de empresas acabe pagando mais impostos do que o necessário, devido a erros e falta de entendimento sobre a legislação vigente. 

Além disso, a intrincada estrutura tributária aumenta os custos operacionais e pode levar a litígios fiscais, comprometendo a saúde financeira dos negócios.

Mas como superar esses obstáculos?

3 dicas simples de gestão fiscal para reduzir custos sem comprometer o compliance

  1. Mantenha-se Atualizado sobre a Legislação Tributária
    As leis fiscais estão em constante mudança. Manter-se informado sobre atualizações e novas regulamentações permite que sua empresa aproveite benefícios fiscais e evite penalidades por descumprimento, sobretudo dentro do contexto de avanço da Reforma Tributária.
  2. Realize Auditorias Fiscais Periódicas
    Muitas empresas continuam no mesmo regime tributário por falta de clareza sobre se aquele modelo continua sendo o mais vantajoso para o faturamento. Uma PME que começa no Simples, por exemplo, pode economizar mais ao migrar para o Lucro Presumido à medida que cresce. Reavaliar essa escolha anualmente, com base no faturamento e na estrutura de custos, é uma estratégia simples que pode gerar impacto direto no caixa – e, novamente, entender essa mudança diante do novo ambiente fiscal imposto pela Reforma Tributária, pode ser um passo decisivo para o sucesso.
  3. Utilize Serviços de Consultoria e Contabilidade Digital
    Contar com especialistas em contabilidade e consultoria fiscal pode transformar a gestão tributária do seu negócio. A bwise oferece soluções inovadoras e personalizadas que auxiliam na redução de custos fiscais, mantendo o compliance em dia. Com uma plataforma digital inteligente, a bwise proporciona uma visão completa da sua empresa, facilitando o gerenciamento eficiente dos processos financeiros e contábeis de empresas de todos os portes.

Conclusão

Não há dúvidas de que uma gestão fiscal eficiente é essencial para a sustentabilidade e crescimento das empresas no Brasil. 

Implementando essas práticas e contando com o suporte de profissionais qualificados, é possível navegar pelo complexo sistema tributário brasileiro de forma mais segura e econômica, reduzindo o peso dos impostos e abrindo caminhos para o sucesso de sua empresa.

Compartilhe o conteúdo

Picture of Wellington Calobrizi

Wellington Calobrizi

Fundador na Calobrizi Holding

Comentários

Assine a nossa newsletter