Notícias

Gestão contábil para pequenos negócios: 5 passos essenciais!

A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

A gestão contábil envolve um campo bastante amplo de processos cujo foco consiste em acompanhar a movimentação patrimonial de uma empresa e também garantir que uma empresa mantenha suas obrigações tributárias em dia. 

Dentro desse escopo de rotinas, há alguns passos importantes e essenciais que devem ser aplicados na realidade de todos os negócios, incluindo micro, pequenas empresas e até microempreendedores individuais – que, como se sabe, compõem a grande maioria dos empreendimentos do país. 

Pensando nisso, no artigo de hoje, nós selecionamos para você 5 etapas estratégicas para garantir o “básico bem feito” da gestão contábil. 

Confira!

  1. Organize seus documentos fiscais

Independentemente do porte de sua empresa, é fundamental que uma organização fiscal seja mantida, tanto para facilitar o seu dia a dia no momento da entrega de declarações importantes como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), quanto para evitar que notas e outros arquivos (que podem ser solicitados, em algum momento, pelo Fisco) sejam perdidos.

Nesse sentido, salve comprovantes de transações importantes, mantenha um controle sobre os fluxos de entrada e saída de capital do caixa da empresa, guarde notas de fornecedores e suas emissões, bem como, os guias de pagamento dos impostos. 

  1. Mantenha um calendário de obrigações tributárias

Manter um calendário de impostos e das obrigações acessórias vinculadas ao seu regime fiscal é outro passo decisivo para manter sua empresa em conformidade com o Fisco.

Afinal de contas, a partir desse calendário, uma empresa corre menos riscos de atrasar no pagamento dos tributos que lhe são pertinentes ou de enviar documentos exigidos pela Receita Federal e outros órgãos de recolhimento estadual ou municipal.

Com isso, os riscos de multas, autuações e custos financeiros não previstos se reduzem drasticamente.

  1. Cumpra as exigências de seu regime fiscal

Pode parecer simples, mas cumprir as exigências do regime fiscal de uma empresa exige também que o empreendedor fique atento às atualizações tributárias que podem incidir sobre seu negócio.

Além disso, evite qualquer desvio contábil que, no futuro, poderá prejudicar sua empresa e lhe render punições, como deixar de emitir notas ou declarar os impostos devidos.

  1. Considere suporte especializado 

Considerando esse contexto e a necessidade de acompanhamento contínuo da realidade fiscal brasileira, o ideal é que sua empresa conte com o suporte de um contador – passo que, inclusive, é uma exigência para a maioria das estruturas empresariais do país. 

E, para o caso de microempreendedores cujo custo de uma contabilidade interna se torna, via de regra, inviável, vale a pena considerar modelos de contabilidade digital que oferecem todo o apoio que sua empresa precisa para crescer.  

  1. Conte com apoio da inovação

Por fim, ao unir a expertise de contadores com tecnologia de ponta capaz de automatizar rotinas e reduzir custos para as empresas, temos um caminho que é a base da eficiência e que cabe no bolso dos micro e pequenos empreendedores.

Esse é o modelo que a bwise oferece para o ambiente de negócios do país! Com planos a partir de R$ 35,90, nossa startup tem a solução certa e personalizada para a realidade de cada empresa.

Conte conosco para otimizar sua gestão contábil e para trilhar uma jornada de sucesso com segurança fiscal!   

Compartilhe o conteúdo

Picture of Wellington Calobrizi

Wellington Calobrizi

Fundador na Calobrizi Holding

Comentários

Assine a nossa newsletter