O ambiente de negócios e o sistema tributário brasileiro são extremamente complexos e, dentro de nosso contexto empresarial, os profissionais contábeis exercem um papel importante no sentido de oferecer segurança patrimonial, financeira e fiscal para companhias de todos os portes do país. Não por acaso, de acordo com números do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Brasil conta com mais de 520 mil contadores com registro ativo em território nacional.
Mas uma dúvida muito comum dos empreendedores, sobretudo nos anos iniciais e processo de abertura de uma empresa, envolve a seguinte questão: devo investir na contratação de contadores externos ou montar a minha própria equipe contábil?
Para apoiar os leitores do blog da bwise que possuem essa dúvida, preparamos um post no qual analisamos as principais diferenças entre a contabilidade interna e externa, ressaltando aspectos positivos e desafios de cada um desses modelos. Confiram!
Como funciona a contabilidade interna?
Como o próprio conceito já indica, a contabilidade interna diz respeito à estruturação de uma equipe contábil que atuará no ambiente corporativo de uma determinada organização.
Há também a possibilidade de contratar um único contador que irá desempenhar suas funções de modo exclusivo para uma empresa.
Dentre as principais atribuições da contabilidade interna, temos:
- Cálculo e pagamento de impostos;
- Preparação e envio de obrigações acessórias da empresa;
- Folha de pagamento e acompanhamento de encargos trabalhistas;
- Estruturação de controles financeiros;
- Análise de riscos e planejamento tributário.
Do ponto de vista das vantagens, temos o fato de que estamos falando de um profissional ou de um grupo de contadores que atuará exclusivamente para uma organização e, portanto, pode se aprofundar nas particularidades fiscais e de gestão financeira daquela companhia.
Por outro lado, o investimento em uma equipe contábil interna pode ser bastante oneroso, sobretudo para a realidade de pequenas e médias empresas.
Além disso, estamos falando de profissionais que não necessariamente têm vínculo com a atividade principal do negócio e cujo custo de contratação poderia ser direcionado para ações mais estratégicas da companhia, como o desenvolvimento de novos produtos, transformação digital e investimentos em marketing.
Contabilidade externa: o que é?
Já no modelo de contabilidade externa, a empresa, basicamente, faz a contratação de contador que atua também para outras empresas, a partir de um escopo definido previamente.
Assim, o profissional pode ser contratado tanto para serviços pontuais – como a entrega do IRPJ, por exemplo – ou trabalhar a partir de um fee mensal e fazer um acompanhamento contínuo das questões contábeis do negócio.
É válido frisar que, com o modelo de contabilidade externa, também é possível contar com suporte especializado para o desempenho de funções técnicas como a preparação da folha de pagamentos ou consultoria estratégica.
Uma das grandes vantagens da contabilidade externa consiste no fator custo, uma vez que a contratação de profissionais que não tem vínculo empregatício com sua empresa costuma ser mais acessível para o bolso do empreendedor de uma PME, por exemplo.
Além disso, não será necessário implementar softwares especializados ou investir em ativos para a área contábil, outro ponto que reduz bastante os custos da contabilidade externa no comparativo com equipes internas.
No entanto, é fundamental que o empresário pesquise de modo criterioso o escritório contábil antes de uma contratação, inclusive para entender se suas necessidades se enquadram no escopo de serviços da empresa terceirizada.
Além disso, o ideal é que se estabeleça um vínculo de longo prazo e de confiança, de modo que, gradativamente, o contador externo conheça a fundo as demandas da organização.
Os benefícios do outsourcing: conhecendo o modelo da contabilidade digital
Em outras palavras: seja qual for o modelo adotado por sua empresa, a gestão contábil é fundamental para o sucesso de seu negócio.
Dito isso, sem dúvidas, o modelo de outsourcing (terceirização) da área de contabilidade, como vimos, pode reduzir significativamente os custos operacionais de sua empresa.
E, hoje em dia, é possível otimizar ainda mais esse investimento por meio do modelo de contabilidade digital, através do qual as empresas têm acesso a suporte contábil especializado sempre que necessário para atender exigências que incluem:
- Abertura de Empresa;
- Obrigações Fiscais e Contábeis;
- Emissão de Certificado Digital;
- Cálculo de imposto mensal e emissão de guias;
- Contabilidade completa online;
- Atendimento via e-mail – horário comercial;
- Atendimento estendido via Whatsapp das 9h às 20h.
Tudo isso ancorado em tecnologias de ponta que irão acompanhar atualizações fiscais que impactam no dia a dia da sua empresa.
A bwise é especializada no modelo de contabilidade online e oferece uma ampla gama de serviços e planos para diferentes perfis empresariais.
Navegue pelo nosso site, veja como podemos apoiar o seu crescimento e garanta a segurança da contabilidade de sua organização com flexibilidade e eficiência financeira!