No dia a dia da gestão de um negócio, os empreendedores precisam lidar com a gestão de uma série de dados fiscais e, para diferentes necessidades, emitir documentos que comprovem a situação regular de suas empresas.
Ocorre que nem sempre essas informações são de fácil acesso e, sobretudo no contexto dos micro e pequenos negócios – que geralmente não contam com uma área contábil e de gestão tributária interna –, muitos empresários têm dúvidas sobre como emitir tais documentos.
Pensando nisso, no novo artigo da bwise, preparamos um guia simples e objetivo para que o empreendedor possa consultar os caminhos de emissão dos seguintes dados fiscais:
- CNAE,
- Inscrições Estadual e Municipal,
- Certidão Negativa
- E Situação Cadastral.
Boa leitura!
CNAE: o que é e como emitir?
De acordo com definição do site do Governo Federal, CNAE é a sigla para Classificação Nacional das Atividades Econômicas.
Basicamente, esse dado serve para padronizar as diferentes atividades empresariais autorizadas em território nacional e pode ser solicitado por diferentes órgãos da Administração Tributária do país.
Para localizar o CNAE da sua empresa, basta conferir o campo: CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL, disponível no seu comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral.
Já se quiser detalhes sobre o CNAE da sua empresa, acesse o site do IBGE:
Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral: o que é e como emitir?
Além do CNAE, o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral contém outra série de informações fiscais importantes para uma empresa, como:
- CNPJ;
- Nome empresarial do negócio;
- Nome fantasia;
- Endereço do estabelecimento;
- Atividades secundárias e situação cadastral.
O documento pode ser solicitado em uma série de situações, como na negociação de um novo contrato com um cliente, para a emissão de notas fiscais ou por diferentes órgãos tributários.
Para consultar e emitir o Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, acesse:
https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp
Inscrições Estadual e Federal: o que são e como emitir?
A Inscrição Estadual é um dado vinculado a todos os contribuintes que são obrigados a pagar o ICMS em sua carga tributária.
Para consultar esse importante dado fiscal, o empreendedor deve seguir os passos abaixo:
- Acesse o site do SINTEGRA;
- Clique em seu respectivo estado;
- Selecione CNPJ no campo de Identificação do Estabelecimento;
- Informe o CNPJ e os caracteres de segurança;
- Pronto, o dado estará disponível para a consulta.
Site do Sintegra: http://www.sintegra.gov.br
Já a Inscrição Municipal é um dado fiscal vinculada a administração tributária da cidade na qual a empresa está estabelecida.
Para consultar esse dado, o empreendedor deve acessar o site da prefeitura da sua cidade e seguir os passos para emissão.
Em São Paulo, por exemplo, o dado está disponível no site do Cadastro de Contribuintes Mobiliários:
https://ccm.prefeitura.sp.gov.br/login/contribuinte?tipo=F
A informação também pode ser localizada no documento de IPTU da empresa.
Certidão Negativa de Débitos: o que é e como emitir
A certidão negativa é um documento que comprova a existência ou não de ações civis, criminais, e de débitos tributários contra uma pessoa física ou jurídica.
Como nosso foco aqui é a gestão fiscal de empresas, para emitir a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União, basta informar o CNPJ da sua empresa no site:
https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/certidaointernet/pj/emitir
Conclusão
Como vimos, são muitos os dados fiscais que podem ser solicitados no contexto da gestão tributária de uma empresa. Para manter o foco em sua operação, você pode contar com o apoio da contabilidade digital da bwise.
Navegue em nosso site para saber mais e garanta um controle seguro para os dados fiscais do seu negócio!