O empreendedorismo é uma iniciativa essencial para a economia. Geração de emprego e renda, fortalecimento do ambiente de consumo e impulso da inovação de um país são apenas alguns dos benefícios atrelados à abertura de um negócio dentro de um ambiente de negócios livre e de concorrência leal. Mas abrir uma empresa, por sua vez, é um processo que demanda muito planejamento e o cumprimento de uma série de passos contábeis e fiscais.
Pensando nisso, no novo artigo da bwise, nós separamos 5 passos centrais para a abertura de um empreendimento, de modo que você tire seus planos do papel e trilhe uma jornada de sucesso no mercado.
Boa leitura!
- Plano de negócio
Quando vamos trilhar um caminho, é fundamental possuirmos a rota daquele trajeto, não é mesmo? O plano de negócio, nesse sentido, pode ser considerado a bússola, o mapa ou o waze de um empreendimento.
Basicamente, estamos nos referindo a um documento no qual o empreendedor descreve os objetivos iniciais do negócio, e estabelece, por meio de uma análise do mercado, questões como:
- Os principais produtos e serviços da empresa;
- Sua missão, visão e valores;
- Informações financeiras como o capital inicial do negócio;
- Quem são os sócios e qual será a estrutura jurídica do empreendimento;
- Quais estratégias iniciais de marketing serão implementadas.
Para o empreendedor que deseja se aprofundar na construção de seu plano de negócio, vale a pena conferir um manual gratuito disponibilizado pelo Sebrae sobre esse documento fundamental de planejamento.
- Definição da estrutura jurídica e fiscal
Do ponto de vista contábil, o segundo ponto importante é definir a figura jurídica da empresa e seu modelo empresarial. Para tanto, o empreendedor precisa responder algumas questões, como:
- A empresa terá sócios ou será individual?
- Qual o porte do negócio?
- Quais os tipos de atividade que serão exercidas?
Tais pontos são importantes para definir, por sua vez, se a empresa poderá ser aberta como MEI, em alguma das modalidades do Simples Nacional ou se será necessário optar por regimes tributários mais complexos, como o Lucro Real e o Lucro Presumido.
Além disso, é aqui que é definido o tipo de sociedade e de distribuição societária da empresa.
Você pode conferir mais detalhes sobre estas modalidades navegando no blog da bwise!
3. Busca por suporte contábil
Tanto para a definição da estrutura jurídica da empresa como para as próximas etapas fiscais relacionadas com os passos para abrir um negócio sem correr riscos de enfrentar problemas com o Fisco, o ideal é que o empreendedor busque suporte contábil adequado.
Na bwise, contamos com um modelo inovador de contabilidade digital que atende diferentes perfis de empresa – dos microempreendimentos às empresas de médio e grande porte.
4. Registros, alvará e inscrições
Na maioria das estruturas jurídicas empresariais, será necessário buscar registros em juntas comerciais, realizar as inscrições estadual e/ou municipal da empresa, além de estruturar contratos e obter alvarás de funcionamento.
Embora esses passos possam ser realizados pelo próprio empreendedor, com um suporte contábil especializado, todas essas rotinas ficam mais fáceis e podem ser otimizadas. A bwise conta, inclusive, com planos que incluem a gestão dessas etapas burocráticas e necessárias para que você possa abrir sua empresa em 2024.
Navegue em nosso site para saber mais.
5. Gestão fiscal
Finalmente, a gestão fiscal será um processo contínuo para qualquer empresa – seja em seus passos iniciais de abertura, seja no acompanhamento de mudanças tributárias, cálculo e pagamento de impostos.
Nesse sentido, para crescer com segurança e estratégia inovadora, não deixe de buscar o apoio da bwise, uma startup pronta para te auxiliar em sua jornada empreendedora!