Notícias

Quais os 5 principais controles financeiros para PMEs?

pequenas empresas
A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Atualmente, o Brasil conta com 18,9 milhões de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) ativas. Esse grupo representa uma parte importante da economia brasileira, mas que, assim como a população, tem enfrentado desafios importantes relacionados à alta da inflação e outros indicadores macroeconômicos. Dentro desse cenário, a importância de controles financeiros assertivos é ainda mais essencial, de modo que as organizações possam superar obstáculos e crescer com sustentabilidade e conformidade. 

Pensando nisso, no novo artigo do blog da bwise, nós separamos os 5 principais controles financeiros que os empreendedores devem aplicar em seus processos de gestão, visando o sucesso de longo prazo dos negócios.

Boa leitura!

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o controle base e, por isso mesmo, é um elemento decisivo dos processos de gestão financeira. De modo simplificado, ele é implementado a partir do registro e mensuração das entradas e saídas de um negócio. 

O objetivo é manter sempre as contas no azul, de modo a não prejudicar questões que envolvem desde o pagamento de fornecedores e funcionários até o equilíbrio do capital de giro da empresa. O ideal é que esse acompanhamento seja feito de modo diário, mas o empreendedor também pode fazer recortes de acordo com um determinado período de análise.

Além disso, a projeção do fluxo de caixa é outra ferramenta importante para o entendimento dos rumos do negócio e suas perspectivas de crescimento futuro. 

Controle das contas a pagar e a receber

Você presta atenção no balanço entre as contas que a sua empresa deve pagar e as contas que deve receber?

Pois saiba que esse controle é também um dos recursos primordiais para manter a saúde financeira da sua empresa. 

Quando organizado, esse fluxo evita, por exemplo, que o empreendedor tenha que pagar juros de contas atrasadas. É, também, a ferramenta que ajuda o empreendedor a identificar qual cliente está devendo, podendo auxiliá-lo nas etapas de cobrança e ajustes financeiros.

Vale frisar ainda que esse controle também envolve o acompanhamento de obrigações tributárias, de modo que sua empresa não tenha problemas com o FISCO.

Demonstrativo do Resultado de Exercício

Enquanto o fluxo de caixa pode ser entendido como o retrato de curto prazo da realidade financeira de uma empresa, a DRE consiste em um relatório mais amplo, em que são cruzados dados referentes às contas de um negócio junto aos indicadores de receita, despesas e custos.

Além de uma ferramenta importante para a projeção do futuro de uma companhia e para a tomada de decisão dos líderes empresariais, a DRE é uma análise contábil exigida, no mínimo, uma vez por ano (dentro do exercício  contábil do empreendimento), devendo seguir uma padronização e contar com a assinatura de um contador. 

Gerenciamento de notas fiscais

Manter as notas fiscais do negócio organizadas e de fácil acesso, além de ser uma questão fundamental da gestão financeira, é também uma obrigatoriedade, uma vez que o Código Tributário Nacional aponta que esses documentos devem ser armazenados pelo período mínimo de 5 anos pelas organizações. Nesse sentido, hoje em dia muitas empresas investem em soluções e modelos de contabilidade digital que as apoiam no controle de tais arquivos.

Gestão do Capital de Giro

Finalmente, manter o capital de giro do negócio preservado a partir de controles financeiros efetivos é indispensável para que as pequenas e médias empresas não ponham em risco suas operações e possam, inclusive, superar desafios em cenários de crise externa do mercado.

Para tanto, todos os acompanhamentos da gestão financeira – do fluxo de caixa ao controle de contas – precisam ser aplicados com máxima eficiência e, se possível, com o suporte de profissionais especializados.

Conclusão 

A Bwise, startup digital de contabilidade e gestão tributária que nasceu para revolucionar e trazer mais eficácia na gestão fiscal de empresas de diferentes portes e segmentos, pode ajudar também na organização financeira da sua empresa.

Contando com especialistas com sólida experiência no mercado, oferecemos uma série de serviços de consultoria para apoiar as organizações de todos os portes a alcançarem o sucesso com sustentabilidade financeira e governança fiscal. Confira alguns dos serviços oferecidos:

  • Planejamento estratégico;
  • Suporte em processos de transformação digital e implantação de softwares;
  • Análise de riscos fiscais e financeiros;
  • Revisão e planejamento tributários;
  • Estruturação de áreas de governança, compliance e ESG;
  • Otimização de processos e apoio na construção de áreas fiscais, financeiras e contábeis;
  • Serviços personalizados de acordo com as necessidades de sua empresa.

Com esse suporte será possível, inclusive, implementar os controles financeiros necessários para o seu crescimento!

Compartilhe o conteúdo

Picture of Wellington Calobrizi

Wellington Calobrizi

Fundador na Calobrizi Holding

Comentários

Assine a nossa newsletter